Os ministérios epistolares de Paulo, Pedro e João
O ministério epistolar de João (2) 1 Jo 1:1-4
Semana 8 - Sexta-feira
Ler com oração
Ler: Jo 1:1, 4, 14, 29; 3:16; 7:38-39; At 2:21, 38; 1 Co 12:3
"O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo " (1 Jo 1:3)
JOÃO EM ÉFESO
Após passar vinte anos preso na ilha de Patmos e conhecendo a situação das igrejas, ao sair da prisão, o apóstolo João resolveu ir para Éfeso, não a fim de falar belas mensagens, mas para levá-los ao espírito. E mesmo sabendo que em Éfeso havia pessoas que viviam na alma, João não se importou e foi ajudá-los. Certamente isso foi segundo a direção do Espírito Santo, pois João já estava maduro nessa época e não fazia escolhas por si próprio.
Ele era um dos doze apóstolos que no dia de Pentecostes, em Atos 2, haviam iniciado a igreja em Jerusalém por meio de invocar o nome do Senhor (At 2:21, 38). Ao chegar a Éfeso, ele deve ter percebido que os irmãos não praticavam as palavras que Paulo lhes escrevera, mas apenas discutiam as verdades nela contidas. Por isso sua primeira providência certamente foi ajudar os irmãos efésios a viver no espírito.
Antes que João pudesse ajudar a igreja em Éfeso a mudar sua situação, havia a necessidade do Espírito Santo abrir o caminho. Por causa disso, ele deve tê-los levado a invocar o nome do Senhor, que é a maneira mais simples e fácil de contatá-Lo no espírito (1 Co 12:3). Em seguida ele deve ter ajudado os irmãos a praticar o que Paulo lhes havia escrito.
A Epístola de Paulo aos Efésios tocava em questões difíceis de entender (2 Pe 3:16). Por causa disso, João possivelmente os ajudou a lê-la com oração. Isso é decisivo porque, quando lemos a Palavra com oração, podemos ter a experiência de provar Deus de modo íntimo e ganhar a vida que há na Palavra.
Em sua epístola aos efésios, Paulo falou do dispensar do Pai, do Filho, do Espírito e de toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais. Essas coisas não são fáceis de ser explicadas.
Ao escrever seu evangelho, porém, João o fez de modo não a levar as pessoas para a esfera mental, dos arrazoamentos, mas para o espírito, onde há comunhão com Deus. No espírito as pessoas passam a ter uma busca de Deus, então conseguem experimentar o dispensar do Pai, do Filho e do Espírito, bem como toda sorte de bênção espiritual.
João inicia seu evangelho nos levando à Palavra: "No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e a palavra era Deus" (Jo 1:1). Era como se ele estivesse dizendo: "Deus é a Palavra, por isso vocês, efésios, precisam entrar na Palavra de Deus. Vocês têm de dar atenção à Palavra".
Ele prossegue: "A vida estava nele e a vida era a luz dos homens" (v. 4). Na Palavra está a vida divina, que também é a luz. Em seguida, ele mostra que a Palavra, o Verbo, se tornou carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (v. 14). Esse é o nosso Senhor Jesus.
João escreveu de maneira simples o que ouviu do Senhor Jesus com respeito à Sua vontade eterna e à importância do Espírito e da vida para o viver cristão. Após sua permanência ali, a situação da igreja em Éfeso mudou. Os efésios passaram a viver no espírito, pois invocavam o nome do Senhor e liam e oravam a Sua Palavra.
Quanto a toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais, mencionada por Paulo, João mostrou que isso se refere à obra do Deus Triúno. O Pai nos escolheu antes da fundação do mundo e nos amou; o Filho, como o Cordeiro de Deus, fez a obra de redenção, pois somos pecadores e Ele nos limpou com Seu precioso sangue; por causa disso, podemos receber o Espírito e fluir rios de água viva (3:16; 1:29; 7:38-39).
Ainda hoje o Espírito continua trabalhando. Ele é o Espírito da realidade para nos conduzir a toda realidade (16:13). Quando agimos conforme a vontade de Deus, Ele vem selar-nos; mas se fazemos o que não Lhe agrada, Ele não nos sela.
Palavra-chave: De volta ao princípio e à simplicidade.
Pergunta: Qual foi a maneira que João usou para ajudar a igreja em Éfeso?
“Servos de Deus – bons, fiéis e prudentes” – cap. 7 – Dong Yu Lan.
“A visão celestial” – cap. 3 – Dong Yu Lan.
“Andar segundo a vontade de Deus” – caps. 2–6 – Dong Yu Lan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário